Este curso explora o processo de construção de hipóteses que as crianças desenvolvem antes de se alfabetizarem. No decorrer de sua investigação sobre o sistema de escrita, elas formulam suposições sobre como ele funciona e avançam por níveis de conceitualização cognitiva, até que possam compreendê-lo plenamente. Além disso, o curso aborda o conceito integrador de alfabetização e letramento, orientando como elaborar propostas pedagógicas que respeitem e estimulem as hipóteses de escrita das crianças, incorporando esses dois pilares.
Fernanda é pedagoga e especialista em educação infantil, com mais de 20 anos de experiência na área. Ao longo de sua trajetória profissional, atuou como professora, coordenadora e diretora e, atualmente coordena 23 escolas de educação infantil na Rede Sesc de Educação. É autora de artigos sobre educação e do livro Crianças que ensinam, adultos que aprendem . Também desenvolveu e ministrou formações para famílias, professores e babás, contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas acolhedoras e transformadoras
Desenvolver estratégias pedagógicas eficazes que desafiem as crianças a refletirem sobre suas conceituações do sistema de escrita, incentivando o avanço e o aprofundamento de suas ideias.
Professores e técnicos em educação da educação infantil das escolas Sesc
Turma Online
A Transforma é uma plataforma de desenvolvimento que tem por objetivo disseminar o conhecimento, implementar uma cultura de aprendizagem contínua e modernizar a transmissão de conhecimento.
A plataforma chegou para tornar os conteúdos acessíveis a todos e tornar o aprendizado mais dinâmico. Todas as informações são estruturadas de forma organizada no mesmo local, tornando-as acessíveis a todos os usuários e garantindo que informações essências sejam disponibilizadas de forma padronizada. A plataforma permite ainda que cada pessoa possa gerenciar o seu próprio tempo de exposição e aprendizagem.
Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.