Com o propósito de aprimorar o atendimento e a atuação dos instrutores de artes, propõe-se a Formação em Inclusão e Acessibilidade PcD nos Cursos de Artes. O programa de formação em inclusão e acessibilidade PcD, direcionados aos instrutores de artes e técnicos de cultura visam o desenvolvimento e o ensino das artes de forma integrada, democrática, inclusiva, acessível, com a transposição e diluição das barreiras, o respeito às diferenças e às diversidades. Dessa forma, o programa de formação está alinhado com a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência/ou Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015); com as Política Nacional de Educação Especial; e Política de Estado de Santa Catarina .
Psicopedagoga, arte-educadora e professora de dança. Tem sua formação inicial em dança clássica pela Royal Academy of Dance (1985) e pela Metodologia Cubana de Dança Clássica (Cuba, 1993). Há mais de vinte anos trabalha com a inclusão social por meio da dança. Desde 2014 é diretora artística da Cia de Dança Lápis de Seda, que já profissionalizou 10 bailarinos (entre eles, 6 são pessoas com deficiência).
Mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Nos anos 2011 a 2019 foi pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), do Departamento de Antropologia da UFSC. Atualmente é pesquisadora colaboradora vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED), do Departamento de Psicologia da UFSC.
Pedagoga e especialista em dança, Ida Mara é professora, escritora, pesquisadora e dançarina. Autora do livro 'Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania'. Atualmente, além de dedicar-se à escrever, ela encoraja pessoas, através da dança, da escrita e da meditação, a transformar histórias de vida em alegria e liberdade.
Doutora em Psicologia Social e ativista na área dos Estudos Feministas da Deficiência. Possui graduação em Psicologia, especialista em Educação Especial. Membro do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC, desde 2012). Conselheira e pesquisadora do Instituto Cáue - Redes de Inclusão (desde 2022).
Realizar formação dos instrutores de artes e técnicos de cultura sobre metodologias e práticas de ensino-aprendizagem das artes em processo de inclusão e acessibilidade de PcD.
Compreender o que é inclusão e acessibilidade PcD;
Desenvolver metodologias e didáticas para trabalhar processos artísticos inclusivos;
Fomentar o acesso às artes à todas as pessoas;
Entender os princípios legais que regem os processos de inclusão e acessibilidade PcD;
Desenvolver uma atitude Sesc com procedimentos de inclusão e acessibilidade para o bom atendimento de todas as pessoas.
Analista de Programação Social na área de Educação do Sesc SC. Professora e especialista em Atendimento Educacional Especializado.
Curso EAD
A Transforma é uma plataforma de desenvolvimento que tem por objetivo disseminar o conhecimento, implementar uma cultura de aprendizagem contínua e modernizar a transmissão de conhecimento.
A plataforma chegou para tornar os conteúdos acessíveis a todos e tornar o aprendizado mais dinâmico. Todas as informações são estruturadas de forma organizada no mesmo local, tornando-as acessíveis a todos os usuários e garantindo que informações essências sejam disponibilizadas de forma padronizada. A plataforma permite ainda que cada pessoa possa gerenciar o seu próprio tempo de exposição e aprendizagem.
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