Curso EAD

Formação em Acessibilidade e Inclusão Para Instrutores de Artes do Sesc

Carga Horária20h
CategoriaFormação
ModalidadeOnline
ÁreaEducação Especial

Sobre

Com o propósito de aprimorar o atendimento e a atuação dos instrutores de artes, propõe-se a Formação em Inclusão e Acessibilidade PcD nos Cursos de Artes. O programa de formação em inclusão e acessibilidade PcD, direcionados aos instrutores de artes e técnicos de cultura visam o desenvolvimento e o ensino das artes de forma integrada, democrática, inclusiva, acessível, com a transposição e diluição das barreiras, o respeito às diferenças e às diversidades. Dessa forma, o programa de formação está alinhado com a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência/ou Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015); com as Política Nacional de Educação Especial; e Política de Estado de Santa Catarina .

Instrutores

  • Ana Luiza Ciscato

    Ana Luiza Ciscato

    Psicopedagoga, arte-educadora e professora de dança. Tem sua formação inicial em dança clássica pela Royal Academy of Dance (1985) e pela Metodologia Cubana de Dança Clássica (Cuba, 1993). Há mais de vinte anos trabalha com a inclusão social por meio da dança. Desde 2014 é diretora artística da Cia de Dança Lápis de Seda, que já profissionalizou 10 bailarinos (entre eles, 6 são pessoas com deficiência).

  • Anahí Guedes de Mello

    Anahí Guedes de Mello

    Mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Nos anos 2011 a 2019 foi pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), do Departamento de Antropologia da UFSC. Atualmente é pesquisadora colaboradora vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED), do Departamento de Psicologia da UFSC.

  • Ida Mara Freire

    Ida Mara Freire

    Pedagoga e especialista em dança, Ida Mara é professora, escritora, pesquisadora e dançarina. Autora do livro 'Um olhar sobre a diferença: Interação, trabalho e cidadania'. Atualmente, além de dedicar-se à escrever, ela encoraja pessoas, através da dança, da escrita e da meditação, a transformar histórias de vida em alegria e liberdade.

  • Karla Garcia Luiz

    Karla Garcia Luiz

    Doutora em Psicologia Social e ativista na área dos Estudos Feministas da Deficiência. Possui graduação em Psicologia, especialista em Educação Especial. Membro do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC, desde 2012). Conselheira e pesquisadora do Instituto Cáue - Redes de Inclusão (desde 2022).

Mais informações

Objetivos

 Realizar formação dos instrutores de artes e técnicos de cultura sobre metodologias e práticas de ensino-aprendizagem das artes em processo de inclusão e acessibilidade de PcD.   

  • Compreender o que é inclusão e acessibilidade PcD; 

  • Desenvolver metodologias e didáticas para trabalhar processos artísticos inclusivos;  

  • Fomentar o acesso às artes à todas as pessoas;   

  • Entender os princípios legais que regem os processos de inclusão e acessibilidade PcD 

  • Desenvolver uma atitude Sesc com procedimentos de inclusão e acessibilidade para o bom atendimento de todas as pessoas. 

Organizadores

  • Luiza dos Santos Moreira

    Luiza dos Santos Moreira

    Analista de Programação Social na área de Educação do Sesc SC. Professora e especialista em Atendimento Educacional Especializado.

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